sábado, 29 de dezembro de 2012

Bolo de Chocolate

A minha mãe faz de tudo na cozinha, é bolos... é sobremesas... é petiscos doces e salgados que toda a gente aprecia! E eu acho que esse gene herdei dela, modéstia à parte... também faço algumas coisinhas boas =)
Quando alguém faz anos ela faz sempre um bolinho delicioso para cantarmos os parabéns! Na semana passada era a vez dela apagar as velas, mas quem faz o bolo dela?! Não tem grande jeito fazermos um bolo para nós próprios... não é a mesma coisa... pois como filha fofinha que sou resolvi que era a minha vez de fazer um bolo de aniversário e saiu esta pequena maravilha =)
Apresento-vos o bolo mais apreciado e mais pedido cá por casa, toda a gente gosta e toda a gente pede! Não sei quantas calorias tem por fatia, mas deve ser uma pequena bomba calórica =)
Este bolo é super fácil de fazer e o segredo dele é a cobertura de chocolate branco! Podem fazê-lo simples (sem cobertura e sem recheio) mas não fica igual, pois a cobertura dá-lhe aquele toque especial! Este bolo também fica bom sem recheio, mas como os pacotes de natas têm 2dl depois sobra 1dl de natas que se têm de gastar noutro lado...
Se quiserem experimentar esta pequena maravilha precisam de:


Começam por untar uma forma com margarina e farinha e ligar o forno a temperatura média.
Batem o açúcar com os ovos. Adicionam a farinha e o fermento, batem mais um bocadinho... juntam o chocolate e mexem mais um bocadinho. Por esta altura vão ter uma massa muito, mas mesmo muito espessa, não se preocupem. Ao preparado adicionam o óleo, mexem com muito cuidado para não deixarem "fugir" massa, por último adicionam o leite morno e misturam muito bem. Agora vão ter uma massa mais para o liquida, é assim mesmo. Deitam a massa para a forma e levam ao forno durante mais ou menos 40-45 minutos (vão guardando pois pode variar).
Enquanto o bolo coze tratam do recheio e da cobertura, à parte o tipo de chocolate, as receitas são iguais.
Colocam 1dl de natas ao lume e deixam ferver. Depois de ferver retiram do lume e adicionam a tablete de chocolate, mexem bem até terem um creme liso, deixam repousar durante 10 minutos e por fim adicionam a margarina, mexendo bem até estar totalmente dissolvida.
O creme de chocolate branco demora mais tempo a solidificar e não convém ser usado antes de sólido, por isso se acharem necessário levem o creme ao frigorífico durante uns minutinhos.
Quando o bolo estiver frio cortam-no ao meio e recheiam-no com o chocolate preto, neste coloquei framboesas sobre o chocolate e resultou muito bem, pois elas "cortaram" o doce do chocolate preto. Depois unem as metades do bolo e barram-no com o creme de chocolate branco.
Para decorar este bolo utilizei uma caneta de chocolate. Estas canetas encontram-se à venda nas grandes superfícies, mas não são assim tão fáceis de utilizar... é mais difícil do que parece, pelo menos para mim foi...
Este era o bolo que fazia para o meu grupo de crianças, quando estava a trabalhar e elas adoravam, o que vos mostro em baixo foi decorado com drageias de chocolate.
E este bolo com morangos por cima... não tenho foto mas acreditem ficam tão mas tão bom!!!
ai Caqui Caqui que delícia

2 comentários:

  1. Isto é Amor
    QUEM TEM UMA MÃE TEM TUDO ................
    MAS QUEM TEM UM/A FILHO/A TEM MUITO MAIS.......

    ResponderEliminar